O ramo da panificação, assim como qualquer outro negócio no segmento alimentício, enfrenta seus desafios diários. O empresário necessita estar atento a tudo que acontece no seu empreendimento, desde o equilíbrio entre gastos e lucros, bom atendimento ao cliente, gestão da equipe de funcionários e todos os outros departamentos que englobam o negócio.
Existe uma linha tênue entre SUCESSO e FRACASSO. Mas você já parou para pensar no que leva uma padaria à falência?
Aqui você irá ler os principais erros que fazem um panificador ver seu sonho de empreender ser virado no seu maior pesadelo. Este pesadelo pode prejudicar muito além da pessoa jurídica, podem ter determinantes para o futuro de uma geração.
1º NÃO TER CONTROLE: Não ter controle sobre os números da empresa, como custos, fluxo de caixa, produtos mais vendidos, produtos vendidos com uma melhor margem, período em que os produtos são mais vendidos e períodos sazonais. A falta de controle ou a falta de conhecimento dos números do seu negócio é uma falta de gestão GRAVE, podendo ser fatal para o empreendimento. Por esse motivo, muitos estabelecimentos se encontram com fluxo de caixa sempre devedor, custo de produtos mal calculados, fazendo com que o empresário esteja sempre correndo atrás de empréstimos financeiros para liquidar suas dívidas.
2º FALTA DE PLANEJAMENTO: Erra quem pensa que planejamento é para grandes negócios. O planejamento estratégico da sua empresa deve começar muito antes de abri-la. A sua padaria deve ser planejada pensando no que vender, para quem vender e como irá vender. O bom panificador que possui o seu maior diferencial, é aquele que já percebeu quais produtos possuem uma margem de lucro melhor e as datas em que esses produtos vendem mais. Exemplo: Em São Paulo, é muito comum vender mais bolos recheados de morango no dia das mães. Para que tudo fique sobre controle, a padaria tem a necessidade de um planejamento maior na execução desse produto nesse dia, mas o panificador não irá deixar de fazer o bolo seco e o pãozinho para atender apenas os pedidos especiais, tudo deve estar sincronizado e bem planejado.
3º ESPERAR QUE O SEU CLIENTE CAIA DO CÉU: O maior pecado é esquecer do seu cliente. É não ir atrás dele. Deixar o seu cliente em segundo plano é um dos erros mais cometidos por empresários. Muitas padarias não vendem seus produtos e sim são comprados. Não se dão o trabalho de montar uma vitrine mais chamativa ou enviar um material para o seu cliente divulgando os seus serviços. Agora com o marketing digital, o custo com materiais reduziu muito. Envie uma foto de um bolo para chamar a atenção do seu consumidor, crie uma frente de loja atrativa, um salão agradável com boa iluminação e temperatura. Preserve o cliente que sempre visita o seu estabelecimento, e dessa forma conquistará muitos outros!
4º MEU NEGÓCIO É TRADICIONAL, SEMPRE FOI ASSIM, PRA QUE MUDAR AGORA? Que padaria é um negócio tradicional todos nós já sabemos. Muitas vezes o estabelecimento foi passado de gerações para gerações, e por conta disso muitos panificadores não se dão a oportunidade de inovar. Sabemos que hoje as formas de consumo, assim como os consumidores mudaram, e a sua padaria não pode ficar parada no tempo, é hora de inovar! E quando falamos em inovação não significa que é preciso perder a essência do seu negócio, é apenas aprimorar para crescer! Ficar alheio às mudanças por plena soberba é algo crucial que pode levar o seu estabelecimento à falência. É necessário dar a importância ao que acontece ao seu redor. O tempo passou e com ele os avanços surgiram… Isso vai desde a criar um perfil da sua loja em rede social, criar um canal de vendas através de uma plataforma digital, lançar um produto novo em sua padaria… Lembre-se: NA CRISE, CRIE!
5º EQUIPE MAL PREPARADA: As padarias possuem uma rotatividade muito grande de funcionários. O fato do seu funcionário trabalhar desmotivado reflete grandemente em como ele irá tratar o seu cliente, e os efeitos que isso pode surtir no seu negócio.
Se o atendente não é capaz de explicar mais sobre algum produto ou os procedimentos da loja, como: formas de pagamento ou promoções, o cliente acaba se sentindo insatisfeito e desistindo de frequentar o seu estabelecimento. Para evitar isso, é fundamental que você panificador, invista na gestão de pessoas da sua padaria. Capacitar bem o seu colaborador, ensinando todos os procedimentos e explicando as melhores formas de tratar o consumidor. Procure enfatizar a necessidade de uma postura amigável e do respeito para com aquele que mantém o seu negócio de pé.
Estes foram os TOP 5 erros que podem ser eleitos como cruciais ao sucesso de sua padaria. Tem muitos mais erros que podem levar à falência. Mas creio que estes cinco, reflitam bem a mensagem a ser transmitida.
Gostou do que leu? Assine a Newsletter para receber as matérias em primeira mão! 😊